Rádio da Mata FM - A emissora que veio para ficar!

facebook.com/FMdamata87.9
(83) 3314-1214
(83) 98201-1214
São José da Mata - Campina Grande, Pb
fmdamata@gmail.com

Secretaria de Agricultura realiza exames de ultrassonografia em animais de São José da Mata

11/05/2016 11:00

   A padronização e o melhoramento genético do rebanho leiteiro de Campina Grande estão sendo promovidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio do Projeto de Inseminação Artificial em Bovinos. Nesta terça-feira, dia 10, uma equipe do projeto esteve em comunidades rurais do Distrito de São José da Mata para a realização de exames de ultrassonografia e aplicação de protocolo.

    De acordo com o coordenador do Projeto de Inseminação Artificial em Bovinos, Antônio Araújo Neto, uma equipe, integrada por três técnicos e um veterinário, esteve, entre outras, nas comunidades do Tambor, Assentamento Antônio Eufrozino, Salgadinho, Lucas e Serra de Joaquim Vieira. Ao destacar a importância da iniciativa, ele disse que Campina Grande é o único município do Nordeste que faz, gratuitamente, um programa desta natureza.

    “De fato, desde o início da atual gestão municipal, estamos promovendo a padronização e o melhoramento genético do nosso rebanho, além do aumento da produção de leite, agregação de valores ao rebanho do município e a total assistência técnica e sanitária ao rebanho”, afirmou Antônio Araújo Neto.           

     Ele informou que por fruto deste trabalho já nasceram desde 2013, na zona rural campinense, 80 animais, graças ao desenvolvimento de programas que possibilitam a melhoria genética dos animais. Segundo ele, o rebanho local é de aproximadamente 13 mil bovinos, mas a ação do governo municipal atende, prioritariamente, aos pequenos e médios produtores rurais.

    Por outro lado, quanto à parte sanitária, Antônio Araújo elencou vários avanços em benefício do atual rebanho do município, destacando ações como duas campanhas de vacinação anuais contra febre aftosa; vacinação de bezerros de 3 a 8 meses contra brucelose, além de testes sorológicos para diagnósticos de brucelose e tuberculose, além de um amplo trabalho de assistência técnica.

    Outra iniciativa importante para os pecuaristas é um programa de silagem. Busca-se, por meio dele, proporcionar uma base alimentar graças ao estímulo à produção de plantas forrageiras adaptadas à região. “Isto possibilita a produção de silagem para o suporte alimentar no período de estiagem”, disse.

    Já o criador Reginaldo Calixto de Brito, cuja propriedade fica na comunidade Tambor, disse, nesta terça-feira, ao receber a equipe da Secretaria de Agricultura, que “está muito satisfeito com o apoio recebido pela prefeitura municipal, levando-se em conta o aumento do seu rebanho, a assistência técnica e o incentivo recebido para a realização do seu trabalho”.